Se fizer essa pergunta a 10 pessoas, talvez 9 responderão ajudar nas vendas, mas o verdadeiro papel é muito mais amplo do que isso e entender pode fazer toda a diferença para o seu negócio.
Nesse artigo vamos iniciar um assunto tão amplo que acreditamos ser o alicerce de qualquer negócio. Por isso leia-o com atenção pois isso pode impactar muito o seu negócio.
O trabalho de marketing da sua empresa começa entendendo o papel de cada ferramenta para o seu negócio. Vamos pegar um exemplo simples para entender.
Se você pegar um martelo e usa-lo para fazer um buraco na terra, provavelmente vai conseguir. Não será muito eficiente mas conseguirá sim atingir o resultado final que é ter um buraco. Da mesma forma, consigo pregar um prego na parede usando uma pá. Porém a quantidade e energia gasta para executar uma tarefa com a ferramenta errada é muito maior do que usando a ferramenta certa. Talvez você conseguiria resultados melhores usando o martelo para pregar o prego e a pá para fazer o buraco.
No marketing digital é da mesma forma. Todas as ferramentas são capazes de fazer varias funções, mas sabendo usa-las onde cada uma vai extrair o melhor de cada etapa do seu processo, sua eficiência e seus resultados vão chegar a outro patamar.
Basicamente temos 5 momentos que seu cliente passa durante a concretização da venda:
É muito comum as pessoas abordarem as vendas de forma direta nas redes sociais ou direciona-las para o whatsapp para fechar a venda. Porém, esse cenário está muito longe de ser eficiente.
Na etapa 1 os melhores canais para abortar sua audiência são:
Facebook, Instagram e Youtube. O foco aqui é criar conteúdos de apresentação da sua marca, produto ou serviço.
Na etapa 2 os melhores canais são:
Facebook, Instagram, Youtube e Google. Porém o foco do conteúdo aqui já é diferente, aqui sua audiência já sabe da existência do seu produto ou serviço e precisa ser convencido que ela deve comprar de você e não de outro. Aqui o conteúdo é mais voltado para demonstração e tratar possíveis objeções que podem induzir a desistência da compra. Nessa fase, é interessante começar a fazer anúncios no google, pois quando a pessoa toma a decisão de comprar algo, o primeiro lugar que ela costuma ir para saber mais é no Google.
Na etapa 3 e 4 a audiência está praticamente pronta para comprar. Aqui com toda certeza o melhor canal é o seu site. Quando você direciona a sua audiência para o seu site você assume o controle total do foco da sua audiência, centraliza dados de inteligência (vamos falar disso em outro artigo) e possibilita a captação desses dados de inteligência do google e facebook.
Parece confuso mas vou explicar melhor essa fase.
Quando um visitante entra no seu site, você tem o pixel de rastreamento do facebook e do google instalado dentro do seu site. Com isso as plataformas conseguem monitorar o comportamento do visitante e com isso você pode personalizar seu anúncio de acordo com o comportamento de cada visitante. Por exemplo, se você vende diversos produtos de vestuário e um visitante entrou na categoria bolsas do seu site. Você pode mandar anúncios promocionais de bolsas para esse cliente no facebook e no instagram e não mais anúncios genéricos. Você pode também pedir para que as plataformas analisem o perfil de todos que compram no seu site e busquem perfis semelhante com maior probabilidade de comprar no seu site. Isso é apenas uma das dezenas de vantagens estratégicas de direcionar o processo de venda para o seu site. Vamos falar de todas elas em outro artigo.
Na etapa 5 A audiência já se tornou cliente ou esta a um passo de se tornar. Precisando de apenas um empurrãozinho para fechar. Nesse caso, whatsapp é de longe a melhor plataforma. Tirar dúvidas de clientes e auxiliá-los no momento da contratação é a forma mais eficiente de usar a ferramenta. Mas evite ao máximo de concretizar as vendas pelo whatsapp. Na medida do possível, direcione o fechamento das vendas no seu site para alimentar a base de conhecimento das plataforma e te ajudar na captação de novos clientes. Vamos aprofundar sobre isso em outro artigo.
Como disse no inicio, esse tema é muito amplo para ser abordado em apenas um artigo. Acompanhe nosso blog diariamente para ficar pode dentro.