fbpx

O que o Tinder tem haver com seu negócio?

    O que o Tinder tem haver com seu negócio?

    Quem está antenado no século XXI pelo menos já ouviu falar do Tinder. O aplicativo de relacionamento mais conhecido do mundo. Mas o que o Tinder tem haver com o seu negócio?

    Para entender, precisamos compreender como funciona o processo de relacionamento iniciado pelo Tinder.

    1° Etapa (Definição de interesse)

    Antes de iniciar a jornada pelo crush perfeito, precisamos segmentar o que procuramos para facilitar nossa procura. Nesta etapa o app nos dá algumas possibilidades.
    Primeiro precisamos definir nossa busca. Homens, mulheres ou se o sexo é indiferente. O que importa nesta fase é tornar a  busca mais focada possível.

    Após definir o que procuramos, precisamos segmentar ainda mais nossa busca, definindo a faixa etária e a distância máxima que nosso Crush deve estar.

    2° Fase (Descoberta)

    Nesta segunda fase, precisamos chamar a atenção para que o nosso Crush manifeste interesse. É importante escolher as imagens e o texto do perfil para atrairmos o Crush que realmente procuramos. Aqui, ainda não há interações, apenas mais uma segmentação, para seleção das pessoas onde o interesse foi mútuo e irão para a 3° fase.

    3° Fase (Envolvimento)

    A cada etapa que avançamos, o número de candidatos a crush vai diminuindo e a qualificação deles vão subindo. Já sabemos que correspondem aos primeiros critérios e que existe um interesse mútuo, agora é preciso iniciar um envolvimento saudável para que possamos avaliar os interesses de cada um.
    É preciso ter paciência e muita cautela nesta fase. Um passo errado e você pode dar adeus para um crush em potencial. Assim que constatamos interesses em comum, é hora de pedir o telefone e avançar para a 4° fase.

    4° Fase (Consideração)

    Se você conseguiu o telefone, significa que seu crush está considerando aprofundar mais na sua jornada. Agora é hora de mostrar seu diferencial e conquistar a confiança do seu crush. Tenha bom senso para avaliar quando mandar mensagem no whatsapp e quando deve ligar. Se for com muita sede ao pote, você pode assustar seu crush. Com interesses reforçados e confiança conquistada, é hora de ir para a 5° fase.

    5° Fase (Concretização)

    Agora você está quase pronto para marcar um encontro, é comum o seu crush ainda estar inseguro e ter algumas objeções. É hora de trabalhar as objeções, reforçar o seu diferencial e realizar o convite.

    Se você respeitar a ordem da jornada, a chance de você conseguir uma concretização na 5° fase sobe consideravelmente. Se você estiver atento, vai perceber que em cada fase o número de pessoas vão diminuindo. Quanto mais avançamos no processo, vamos desenhando a imagem de um funil, onde na ponta estará a pessoa mais apta a uma concretização bem sucedida. No seu negócio não é Diferente.

    Funil de vendas no seu negócio 

    Antes de vender qualquer produto ou serviço precisamos ter clareza que o processo de vendas é um processo de relacionamento, e que precisamos respeitar o processo para que a venda aconteça de forma natural. Por isso é importante iniciar um relacionamento com seus clientes antes de executar as vendas. O funil de vendas pode ser dividido em 4 ou mais etapas.

    Todas as etapas que demonstramos no exemplo do Tinder, usamos nos negócios.

    1° Etapa (Definição de interesse)
    Antes de começar qualquer campanha, precisamos definir o que queremos, quanto queremos e para quando queremos.

    Se quero aumentar o número de contatos no meu site, preciso ter claro quantos contatos recebo hoje, quantos quero receber e em quanto tempo pretendo atingir esse resultado. Além disso, precisamos definir em que público focar. Quais são as dúvidas, interesses e comportamento.

    2° Fase (Descoberta)

    Depois de definir quem queremos atrair, precisamos fazer o primeiro processo de triagem. Esse processo é muito mais eficiente com anúncios em formato de vídeo, onde conseguimos medir o nível de interesse através do percentual assistido do vídeo. Quanto maior o percentual, maior a chance desse público se tornar cliente.

    Aqui não é hora de vender, é hora de aparecer e mostrar o seu potencial. Prenda a atenção da sua audiência para começar a ganhar confiança

    3° Fase (Envolvimento)

    Após identificar quem da 2° fase realmente tem algum interesse no que você oferece, precisamos avançar mais uma etapa.

    As mídias sociais não proporcionam um ambiente ideal para o fechamento de vendas, pois existem muitas distrações e basta um rolar de dedos para que fiquemos para trás.

    Aqui temos que levar sua audiência para um ambiente onde conseguimos centralizar o foco em nosso produto ou serviço. Precisamos de um argumento forte o suficiente para fazer nosso público querer sair das mídias sociais para entrar em outro ambiente. Pode ser o seu site, uma página de contato ou até mesmo um grupo no whatsapp ou telegram. O que importa é você levar seu público para um local onde ele não terá distrações.

    4° Fase (Consideração)

    Já em um ambiente controlado, você sabe que quem chegou nesta etapa tem uma grande probabilidade de comprar ou entrar em contato. É nesse momento que você oferece o seu produto ou serviço.

    Muitas pessoas tentam oferecer seu produto ou serviço antes da audiência estar preparada e por isso não convertem.

    5° Fase (Concretização)

    Depois de oferecer o seu produto ou serviço, algumas objeções podem aparecer. Algumas pessoas concretizam logo na 4° fase, outras precisam que você trabalhe essas objeções para que elas possam comprar. Vamos dar alguns exemplos de objeções com possíveis soluções para  ilustrar.
    – Falta de dinheiro: Oferecer uma forma de parcelamento
    – Falta de tempo: Oferecer flexibilidade de horários
    – Falta de confiança: Mostrar trabalhos realizados ou dar garantia do seu trabalho

    Cabe a você identificar quais são as objeções da sua audiência e pensar na solução para cada uma delas. Quanto mais eficiente for esse tratamento, maior será o reflexo no resultado final.

    Esse é um processo natural de qualquer tipo de relacionamento. O processo de venda é um processo de relacionamento, se o processo for bem executado a venda acontecerá de forma natural e sem sofrimento.

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *