Essa é mais uma expressão técnica entre os desenvolvedores, mas pode fazer muita diferença no seu negócio. Por isso, você deve entender antes de contratar qualquer desenvolvimento de site.
Antes de aprofundar sobre o que é código aberto, vamos entender o conceito com esta analogia.
Imagine que você precise arrumar um local para morar e você se depara com 3 opções.
1 – Comprar uma casa ou apartamento
2 – Alugar
3 – Ir para um hotel
Todas as opções tem seus prós e contras. Cada uma pode te atender bem em uma situação específica.
Se você tem pouco tempo, quer mais conforto e praticidade, o hotel é a melhor opção. Mas acompanha com limitações de liberdade e alto custo. Se for algo temporário, pode até ser interessante mas como uma solução de médio a longo prazo pode não ser a melhor solução.
Agora se você quer um pouco mais de liberdade mas não quer investir muito, talvez alugar um imóvel seja a melhor solução. Você terá mais liberdade que um hotel mas ainda terá algumas limitações pois afinal, todas as alterações precisam ser autorizadas pelo proprietário. Custa bem menos que um hotel, mas não tem o mesmo conforto. Sua autonomia é maior.
Agora se você quer ter mais liberdade e autonomia total, a melhor solução é comprar um imóvel. Dependendo do negócio que fizer, pode custar bem caro no começo mas a longo prazo em alguns casos, podem ser mais vantajoso a longo prazo.
Com um imóvel seu, você tem liberdade total para fazer o que quiser e contratar quem você quiser para fazer qualquer mudança que desejar.
Como pode perceber, não há certo ou errado. Casa solução tem seus prós e contras. É preciso saber analisar para tomar a melhor decisão.
No desenvolvimento de sites temos o mesmo cenário.
Temos plataformas de código fechado onde você não tem acesso a estrutura do site e fica totalmente dependente do desenvolvedor. Mas por outro lado, o site já vem praticamente pronto e o custo inicial é baixo. Geralmente estas plataformas exigem um pagamento recorrente. Você não precisa se preocupar com hospedagem nem em manutenção da plataforma. Tem mais conforto mas menos autonomia.
O maior problema é que você fica totalmente dependente de um único negócio e o maior erro que qualquer empreendedor pode cometer é deixar seu negócio 100% na mão de outro negócio.
Qualquer serviço de hospedagem de sites esta sujeito a instabilidade e caso haja algum problema com o site, terá que confiar 100% na empresa contratada. Se tiver algum problema e quiser mudar de empresa, toda a estrutura fica. Se isso acontece no meio de uma campanha o prejuízo pode ser enorme.
Outro fator que temos que levar em consideração é que as plataformas de código fechado centralizam todos os clientes em um único servidor. Tornando alvo de grupos de hackers.
Um hacker vai preferir investir tempo e dinheiro para invadir um servidor, que com um único ataque pode ter acesso a centenas de milhares de contas ou investir tempo e dinheiro para invadir servidores descentralizados com dados de 1 negócio por vez? Quando se trata de segurança de dados, a descentralização pode te tornar um alvo não atraente para os hackers.
Quanto mais dados centralizados, mais cobiça é despertada pelos hackers.
Nos últimos anos Netflix, LinkedIn, Last.FM e outros, tiveram mais de 1,4 bilhão de senhas vazadas. Facebook teve mais de 87 milhões de dados vazados. Sem falar da Uber e Adobe que juntas tiveram quase 100 milhões de dados vazados.
Com um site de código aberto, você tem acesso a toda estrutura do seu site. Pode mudar de servidor sempre que desejar e não fica preso a 1 única empresa. Se tiver algum problema com a empresa atual, você pode escolher qualquer agência para dar manutenção quando precisar.
Você tem acesso completo e todas as funcionalidades e fica livre para contratar um desenvolvedor de sua confiança para criar novas funcionalidades de forma ilimitada.
Nós da Agência Propagare trabalhamos com plataformas de código aberto e fechado. Avaliamos a situação de cada cliente e fazemos um planejamento de curto, médio e longo prazo. Com base nisso, ajudamos a definir a melhor plataforma para o seu negócio.