Identificar e segmentar seu público alvo talvez seja um dos maiores desafios no marketing digital.
Mesmo mapeando seus clientes, traçar um perfil não é uma tarefa fácil, pois existem vários fatores que estão fora do nosso controle. Alguns deles são:
– Qualitativo: É muito difícil conseguir coletar informações 100% verdadeiras de 100% das pessoas pesquisadas, pois elas podem omitir ou até distorcer algumas informações tornando o mapeamento impreciso.
– Quantitativo: Ter apenas qualidade das informações não é o suficiente, é preciso ter quantidade. Quanto mais informações precisas você coletar, mais preciso seu mapeamento ficará.
Tendo isso em mente, podemos entrar dentro do assunto Lookalike.
Lookalike pode ser traduzido do inglês como “parece-se” ou “parecido com”.
Usamos este termo quando nos referimos ao mapeamento realizado pelos algoritmos ou popularmente chamadas “inteligências artificiais”.
Esses algoritmos fazem o mesmo trabalho que faríamos de forma manual, porém, conseguem fazer de forma muito mais confiável e em escala.
Eles não analisam o que as pessoas falam e sim como elas se comportam nas redes sociais. O que elas curtem, compartilham, comentam, páginas que seguem, vídeos que elas realmente param para assistir e por ai vai. Com base nas informações de comportamento os algoritmos, traçam um perfil e com esse perfil eles sabem para quem entregar seus anúncios.
Nosso site, quando é estrategicamente desenvolvido para coletar informações dos visitantes, podemos programar os algoritmos para mapeares determinados tipos de públicos.
Vamos supor que tenho uma loja que venda celulares e computadores.
Dentro do site tenho uma página falando só de celulares e outra falando de computadores. E eu desejo fazer um anuncio para quem tem interesse nesse tema. Então eu “falo” para o algoritmo traçar o perfil das pessoas que entraram na minha página de celulares, procurem pessoas parecidas com essas e entregue anúncios de celulares para elas. O mesmo faço com computadores. O algoritmo irá fazer o mapeamento e entregar para quem tem mais probabilidade de acessar o seu site.
Com o passar do tempo e você estiver acumulado esses dados, você poderá programar o algoritmo para que ele mapeie o perfil das pessoas que concluíram uma compra no seu site. Com esse perfil, ele poderá entregar os anúncios para as pessoas com mais probabilidade de efetuar uma compra.
Esse publico novo que foi traçado com base nesse mapeamento feito pelos algoritmos, é o que chamamos de Lookalike.
Esse assunto da para ser aprofundado ainda mais, então fiquem atentos nos próximos artigos.