Seus anúncios pararam de dar resultado como antes e você não sabe o por que?
Neste artigo vamos te dar uma visão geral do que pode estar influenciando.
Quem se espantou com as mudanças no mercado digital em 2020 não fazia ideia do que estava por vim em 2021. Talvez 2021 seja o ano que o mercado digital teve a maior transformação da última década e entender o que está acontecendo é fundamental para a sobrevivência do seu negócio nos próximos anos.
Todos sabíamos que a pandemia iria afetar a economia mundial mas, até então não dava para ter uma ideia da dimensão e como isso influenciaria no mercado digital. Além disso, tivemos uma mudança nos termos de privacidade da Apple que impactou de forma radical as campanhas digitais.
Vamos primeiro falar do primeiro da mudança de mercado e depois voltaremos para o caso Apple em outro artigo.
Em 2020 tivemos os momentos mais difíceis da pandemia. Nesta fase, muitos negócios foram proibidos de funcionar e acabaram fechando, levando uma grande parcela da população a trabalhos informais. As empresas que sobreviveram a essa fase, não tiveram outra escolha a não ser mergulhar de cabeça no marketing digital.
Somando as pessoas que antes estavam empregadas e agora trabalham de forma autônoma e as empresas que mergulharam de cabeça no marketing digital, tivemos uma quantidade gigantesca de novos anunciantes no mercado. Se você ainda não sabe, os anúncios são exibidos por uma espécie de leilão. O anunciante que pagar mais terá suas campanhas com um alcance maior.
Uma maneira de medir as oscilações desses valores dos anúncios no mercado digital é o CPM (custo por mil impressões). Ou seja, quanto custou para a plataforma entregar o seu anúncio para 1.000 pessoas.
Vamos acompanhar a oscilação do CPM médio nos meses de setembro de 2019 a 2021 em nossas campanhas.
Essa alta do CPM dentro do mesmo período de 2019 a 2021 ilustra como o mercado digital se tornou mais competitivo. Além da alta de mercado temos outro fator que interfere no CPM que são as datas sazonais como Black Friday e Natal.
Vamos acompanhar agora oscilação do CPM em diferentes épocas do ano pegando dados de 2020.
Com base nesses dados, podemos perceber uma forte alteração no segundo semestre do ano devido ao aumento do investimento das empresas em anúncios por causa da Black Friday e Natal.
Com o CPM mais alto, o custo por cada resultado sobe consideravelmente tornando os anúncios inviáveis para muitos negócios.
Existem estratégias que podem ajudar na solução dos problemas mas a eficiência delas podem variar de negócio para negócio.
Se seu negócio sofreu uma queda considerável nos seus resultados, provavelmente você precisa de uma estratégia para superar este período. Procure ajuda com um de nossos especialistas.