Designer hoje em dia se tornou uma profissão de grande reconhecimento no mercado, muitas pessoas que desconhecem dessa área e desse “novo mundo” que está entrando com muita força, não mensuram tudo que está por trás do trabalho exercido por profissões do “novo mundo”. Visando também que o esforço e dedicação que são direcionados a tais não conseguem ser calculados.
A cada ano que passa, vemos que a área de designer só cresce no mercado. Nessa pandemia, vimos um crescimento brutal nas áreas da tecnologia. Segundo pesquisas do IBGE em setembro de 2021, os serviços cresceram cerca de 1,1% de junho para julho, sendo então a quarta taxa positiva seguida, acumulando nesse período, um ganho de 5,8%. No entanto, o setor está com 3,9% acima do nível pré-pandemia. Trazendo então um impacto causado nessa área, podemos chegar à conclusão que os profissionais do futuro se encontram nas áreas voltadas a tecnologia, e que também analisando pesquisas, as profissões de desenvolvedor, consultor de designer de produto, e de designer de interface ganharam um grande espaço conquistado nesta pandemia, entrando para o ranking de profissões disputadas na área.
O “novo mundo” tomou força nessa pandemia, mostrando que para estar entre os profissionais do futuro (assunto tratado no TED) é necessário sempre estar atrás de novas informações e conhecimentos, se encaixando totalmente na área do design, onde a criatividade é a base, ser criativo é necessário para que haja um desenvolvimento mais dinâmico. Procurar e adquirir novos conhecimentos, trás muito mais identidade para seu trabalho, colocando nele um algo a mais, te colocando assim no “novo mundo”.
Mulheres nesta área do design vem tomando mais lugares, uma pesquisa do ADG Brasil (Associação dos Designers Gráficos) aponta que em 2012 40% dos seus associados eram mulheres, enquanto 60% eram homens. Entre os mais jovens, a proporção era ainda mais equilibrada 46% de mulheres e 54% de homens. Pesquisas hoje mostram que dentro das organizações, em 64,9% dos casos, as mulheres representam no máximo 20% das equipes de trabalho em tecnologia. Os principais cargos e áreas ocupados pelas mulheres nas equipes de tecnologia são: desenvolvedora, analista, gerência, project, tester e design.
Portanto, tudo que foi tratado neste artigo, nos faz chegar ao ponto de que tudo se conecta. As áreas que se encontram dentro da tecnologia se completam, mostrando que devemos sempre estar em constante evolução, porque evoluir é inovar, e inovar é expandir suas áreas de conhecimento, saindo da sua zona de conforto, para que sempre coisas novas possam te abastecer profissionalmente. Tudo está em constante evolução e diversas mutações de criatividade, ampliando assim o “novo mundo”.