A cada dia que passa, os algoritmos das mídias sociais evoluem para oferecer a melhor experiência possível para os usuários e anunciantes. A inteligência artificial desses algoritmos vem trabalhando para entregar aos usuários as experiências que eles buscam de forma mais simples e agradável possível. É muito importante entender esse conceito básico quando queremos usar as mídias sociais de forma profissional.
Sempre quando vamos fazer uma publicação ou colocar um anúncio no ar, não podemos deixar de lado a experiência do público na plataforma, pois os algoritmos foram desenvolvidos para proteger ao máximo a mesma e o uso indevido das hashtags pode impactar negativamente. Ao usar hashtags de qualquer forma, os algoritmos podem entender que a sua publicação esta prejudicando a experiência dos usuários e com isso seu alcance cai consideravelmente.
Uma pesquisa realizada pela FAAP em parceria com a Socialbakers que apresenta o desempenho de 100 perfis no Brasil com mais interações, nas quatro principais plataformas utilizadas para o relacionamento entre as marcas e seus consumidores nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e Youtube.
De acordo com a análise, essa é a quantidade de hashtags usadas pelas empresas COM MAIOR ENGAJAMENTO DO BRASIL:
0 # – 27%
1 # – 16%
2-3 # – 31%
4-5 # – 14%
6-10 # – 7%
+ de 10 # – 5%
Como podemos ver, as empresas com maior engajamento usam de 2 a 3 hashtags por publicação. Isso não significa que devemos usar até 3 hashtags, podemos usar várias, mas não é a quantidade de hashtags que fará a diferença e sim a precisão. Uso de hashtags indevidas é até pior do que não usar nenhuma.
As hashtags precisam ter muita conexão com o post e com o contexto do seu perfil, caso contrário, para proteger a experiência dos usuários, os algoritmos vão frear o alcance das publicações.
Quantidade e eficiência não são a mesma coisa. Para as mídias sociais, a eficiência sempre vem antes da quantidade. Precisão nas hashtags pode ajudar, e a imprecisão pode atrapalhar. Segundo essa análise, não colocar hashtag é mais eficiente do que colocar hashtag de forma imprecisa.
Ok! Entendi que preciso ter cuidado com as hashtags, mas e agora?
Não existe uma resposta definitiva que sirva para todos, mas podemos te passar um rumo para você mesmo achar o seu caminho.
Como disse antes, não existe uma receita pronta que dê certo para todos os negócios. O mais importante é entender o que os algoritmos consideram importante e respeitar. Seguindo essas dicas e sempre pensando em passar uma boa experiência para os usuários, os algoritmos vão classificar suas postagens como relevante e seu alcance vai melhorar.