Sempre quando falamos em conteúdo essa palavrinha aparece, mas o que realmente são esses algoritmos e qual o papel deles?
Muitas vezes, os algoritmos são chamados pelo grande público de I.A. (inteligência artificial) mas na prática, são apenas alguns códigos de programação que executam tarefas com base em algumas lógicas.
Esses algoritmos conseguem lidar com processamento de informações milhares de vezes mais eficientes do que nós humanos.
Esses códigos conseguem mapear o comportamento das pessoas e traçar um padrão e a partir dos padrões acumulam conhecimento.
Esse conhecimento é utilizado para prever reações das pessoas e com isso, ele decide se o conteúdo de determinada página ou canal deve ou não ter a entrega priorizada.
Os algoritmos partem do principio de fornecer a melhor experiência possível para o usuário, mantendo-o dentro da plataforma.
Toda vez que um conteúdo faz o usuário querer sair da plataforma, o algoritmo interpreta esse conteúdo como prejudicial para a plataforma e começa a limitar o alcance.
Por isso é muito importante levar em consideração a experiência que os usuários vão ter ao ter acesso ao seu conteúdo. Quanto melhor a experiência, maior será o alcance.
Por isso, acompanhar o tempo assistido de cada vídeo, engajamento das publicações e comentários são tão importantes. São alguns dos dados que os algoritmos usam para decidir se seu conteúdo ajuda ou prejudica a experiência do usuário.
Quando aparece alguma sugestão como não colocar muito texto na imagem de um post ou não exagerar nas hashtags é justamente para evitar que o algoritmo marque seus conteúdos como prejudiciais para a experiência dos usuários.
Em breve traremos mais artigos de como fazer com que os algoritmos trabalhem a favor do nosso negócio.