Quando vamos criar nossos anúncios, aparecem várias opções em 3 grupos como reconhecimento, consideração e conversão.
Eles estão dispostos nesta forma por 1 motivo, que sua audiência siga essa ordem de qualificação antes da concretização da conversão. O erro mais comum cometido é já criar uma campanha de conversão sem passar pela qualificação do público, deixando o custo por resultado muito caro.
Primeiro começamos com os anúncios com o menor custo de CPM que são os de reconhecimento. Usamos esses anúncios para qualificar nossa audiência. Mas o que é qualificar uma audiência?
Bem, imagine que você precise vender um produto ou um serviço e você defina um público que queira oferecer. Essa audiência que escolheu não te conhece e não conhece o seu produto. Se você tentar vender logo de cara para uma pessoa algo que ela não conhece de alguém que ela não conhece, a chance dela não comprar é bem alta. Então, antes de tentar vender temos que prepará-la, deixar mais interessada antes de tentar fechar a venda. Quanto mais esquentamos essa audiência, mais qualificada esse audiência se torna e os anúncios de reconhecimento são perfeitos para a 1° etapa de qualificação.
Agora imagine que existe uma parcela do público que interagiu ou apenas viu um de seus anúncios, sua marca já começa a parecer familiar para ela. Então para essa parcela você avança para a segunda fase de qualificação que é a consideração. Aqui, o objetivo é fazer sua audiência considerar o seu produto como uma opção e aqui utilizamos várias ferramentas para qualifica-los.
Como utilizar as ferramentas vai variar muito da estratégia de cada negócio, mas vamos usar aqui um modelo que funciona bem em muitos casos. Nesta etapa de consideração gosto muito de começar com visualização de vídeos e tráfego.
Esta segunda camada de anúncios irá filtrar quem realmente está considerando o seu produto. Sabemos que os que chegaram a visitar o seu site ou assistiram pelo menos 75% dos seus vídeos estão bem mais qualificados que o restante, então vamos focar neles.
Partimos então para a última parte da qualificação, que são os anúncios de conversão. Esses anúncios tem como foco a venda. As conversões terão como objetivo fazer sua audiência executar uma ação especifica dentro do seu site, como adicionar ao carrinho ou executar uma venda. Vendas do catálogo irão focar na venda dentro do marketplace do facebook e o tráfego para o estabelecimento irá levar pessoas até a sua loja.
Sabemos que executar todas essas etapas pode parecer complicado ou desnecessário, a ansiedade de fazer anúncios de conversões direta é muito mais interessante. Mas como irá perceber, não será nada eficiente.
Se ficou alguma dúvida, ficaremos felizes em te ajudar.