Como melhorar a sua produtividade

Audiência da internet já supera TV
1 de junho de 2018
 

Conheça a técnica Pomodoro e em qual momento ela pode ser útil

Existem inúmeras maneiras de você melhorar sua performance. Já sabemos que o tempo é valioso e para aproveitá-lo da melhor forma possível, podemos adotar técnicas para gerenciar melhor o nosso tempo.

A técnica Pomodoro é uma ferramenta prática para aumentar sua produtividade, diminuir ansiedade, além do fator motivacional, pois vamos percebendo que ao longo do dia estamos concluindo as tarefas.

E sabe, porque a técnica tem este nome? Essa técnica foi criada pelo italiano Frances Cirillo nos anos 80, ele tinha dificuldades em concentrar nos estudos e ao observar um timer de cozinha na forma de tomate (pomodoro significa tomate em italiano), decidiu usá-lo para se concentrar por 10 dez minutos.Agora, Chris Winfield, empreendedor, foi quem aprimorou e tornou a técnica mais famosa ainda.

Vamos para explicação da técnica.

Acredito que você já tem pelo menos uma lista de tarefas anotada em algum aplicativo ou até mesmo no papel.  A técnica é muito simples, segue o passo a passo da técnica Pomodoro.

O primeiro passo é escolher uma tarefa.

  1. Colocar o cronômetro do celular para tocar daqui 25 minutos que é o tempo de 1 pomodoro.
  2. Assim que iniciar o cronômetro, execute, foque ao máximo nessa única tarefa até o alarme tocar.
  3. Em seguida, faça uma pausa de 5 minutos para descansar. É o momento para tomar um café, ir ao banheiro ou dar uma volta. O intuito é descansar a mente e voltar com mais energia para tarefa.
  4. Repita os passos novamente com a mesma tarefa por mais 3 vezes, ou seja, ao final você terá concluído 4 pomodoros que equivale a 1 hora 40 minutos de tarefa e 20 minutos de pausa.
  5. Se quiser continuar após os 4 pomodoros, faça um longo intervalo de 15 a 20 minutos e continue.

Caso aconteça algum imprevisto durante o pomodoro, ele deve ser cancelado e iniciado novamente. Depois de realizar o pomodoro saberá quanto tempo leva para realizar determinada tarefa.

Evite distrações, feche abas ou programas que não são necessários para a sua tarefa. Desabilite notificações das redes sociais. Avise as pessoas do seu círculo de convivência mais próximo assim você evita interrupções.

 A técnica não funciona para tudo

Nem sempre vai funcionar para todos e muito menos se aplica para todas as situações. Essa técnica tem aplicações para realizar uma tarefa que exige mais concentração, relatórios importantes que tem um prazo rígido e principalmente para evitar a procrastinação.

Agora vai uma dica do time da agência! Nós aumentamos o tempo de execução da tarefa para 60 ou 120 minutos e o tempo de descanso para 10 ou 15 minutos. Para quem ainda nunca fez essa técnica, experimente seguindo todos os passos conforme a explicação acima e depois verifique o que funciona e não funciona para você.

Não precisa ser tão rígido, o importante é conseguir realizar a tarefa com qualidade e se sentir satisfeito com o resultado. Depois ao longo do tempo, vamos aprimorando e mesclando com outras técnicas.

Continue nos acompanhando, vamos indicar e explicar outras técnicas de gerenciamento do tempo, aplicativos e muito mais conteúdo de performance, empreendedorismo entre outros.

E você, já aplica alguma técnica de gerenciamento no seu dia a dia? Deixe aqui seu comentário.